Desde a década de 70 essa solução é usada no Brasil, para casos de pessoas com diarreia ou vomitando, perde-se muito líquido e sais importantes na manutenção do nosso organismo. A tendência é ficar totalmente sem forças, cansado e até tonto, Daí a importância do soro caseiro para não desidratar.
O soro caseiro, em sua composição, ajuda a repor elementos essenciais no organismo do ser humano, responsáveis pelo equilíbrio do corpo, evitando assim que o corpo acabe por se desidratar.
Os cuidados nessa situação devem ser redobrados, pois são sintomas de desidratação, e caso não seja dada a atenção merecida, o estado pode se agravar, levando o doente a óbito.
E para que serve o soro caseiro?
Diarreia
A dor na barriga, somada a um mal-estar e as fezes amolecidas, configuram-se na chamada diarreia, que ainda afeta muitas pessoas, principalmente crianças, hoje em dia.
Há várias formas de prevenir esse problema, como por exemplo lavar as mãos antes de preparar as refeições, após o uso do banheiro ou depois de trocas fraldas. Para a criançada, o ideal é oferecer alimentos frescos, preparados na hora. Seguindo essas orientações, sem dúvida seu corpo não irá se desidratar.
Vômitos
O ato de vomitar isoladamente não se configura uma doença, mas se há vômito o corpo tem que ficar em alerta. Geralmente o ato de vomitar está ligado a alguma doença, como a dengue, por exemplo, que também possui a diarreia como sintoma.
Em casos assim, o indivíduo deve ingerir comidas leves, em pequenas quantidades, mas frequentemente. Sempre acompanhado de água, ou do soro caseiro, que vai repor os nutriente expelidos no vômito e evitar que o corpo venha a se desidratar.
Como preparar o soro caseiro para não desidratar
Ingredientes
- 200 ml (1 copo) de água
- 0,7 g (1 colher de café rasa) de sal*
- 4 g de açúcar (1 colher de chá, mais pra cheia mas não tão cheia) de açúcar*
Como beber o soro caseiro para funcionar?
Se a pessoa estiver muito fraca, ofereça o soro em colheres de sobremesa a cada meia hora.
O gosto do soro é neutro, nem é salgado, nem doce, experimente o soro caseiro antes de oferecer ao doente, assim dá para refazer se o gosto não ficar neutro.
Para não haver perigo de errar a dose, o ideal é ter a colher-medida distribuída gratuitamente nos postos, já que um erro pode causar até convulsão em uma criança desidratada.
E lembre-se: não vacile em casos de desidratação ou de infecções que causem vômito e diarreia, procure rapidamente atendimento médico, pois a desidratação realmente mata!
