A musica além de está relacionada a festa ou comemoração. Ela é mais que recomendável para relaxar, trabalhar ou até ouvir durante o trânsito, música é algo que mexe com o sentimento do ser humano. E para que você ouça seu som favorito, é preciso que o equipamento escolhido seja adequado para a ocasionalidade e também mantenha a qualidade do som.
Imagine um som baixo ou com pouca potência em uma comemoração com a galera no ambiente externo, e ainda pior, ruído na hora de reproduzir aquele som. Existem aparelhos de som indicados para todos os propósitos, desde o uso doméstico ou profissional que requer mais potência.
Conhecendo os aparelhos de som existente no mercado:
Mini System
É mais potente que o micro system, ideal para ambientes maiores ou área externa.
Som portátil, Boombox e Caixa de som
O som portátil evoluiu junto com a tecnologia, começou com a opção de rádio e fita cassete, depois foi para o cd player e hoje pode ser facilmente conectado com outros dispositivos como smartphone, TV ou notebook por via bluetooth ou cabo USB. Com tamanhos e potências variadas, abrange as possibilidades do consumidor ao escolher o equipamento ideal, conforme seu objetivo e orçamento.
Home Theater
Ótimo para ter a sensação de cinema no seu lar. O home theater possui receiver que é responsável pela distribuição de som, o subwoofer que promove os sons graves e as caixas acústicas que emitem som. Em conjunto com a TV de 29 polegadas ou mais, dá mais qualidade com efeito surround.
SoundBar
É uma opção para quem não tem espaço para ter um home theater. Apesar de menor, o SoundBar também promove experiência sonora ao assistir séries, filmes e shows, por exemplo.
Conhecendo as caixa acústica, caixa amplificada e amplificador
Agora que você já sabe quais são os tipos de aparelhos de som, vamos te explicar melhor sobre amplificador, caixa acústica e caixa amplificada.
Caixa Amplificada
É importante esclarecer que o amplificador é aparelho que aumenta o volume do som. A caixa acústica, por sua vez, possui o alto-falante que reproduz o som. A caixa amplificada reúne o amplificador e caixa acústica num mesmo aparelho, ou seja, possui um amplificador ligado ao alto-falante, tudo no mesmo equipamento.
É importante esclarecer que o amplificador é aparelho que aumenta o volume do som. A caixa acústica, por sua vez, possui o alto-falante que reproduz o som. A caixa amplificada reúne o amplificador e caixa acústica num mesmo aparelho, ou seja, possui um amplificador ligado ao alto-falante, tudo no mesmo equipamento.
O que saber antes de comprar a Caixa Amplificada
É importante antes de comprar a caixa amplificada é preciso saber a finalidade do equipamento de som, se é para melhorar o som da TV, notebook, para o carro, viajar, ouvir dentro ou fora de casa. Deve verificar também se vai precisar de mobilidade, de quais conexões ou entradas são necessárias e se vai utilizar para ensaiar com instrumentos ou apresentações, por exemplo.
Quanto maior for a potência (RMS – Root Mean Square) da caixa, melhor será a qualidade do som, pois haverá menos distorções durante a reprodução.
Caixa de som passiva e caixa de som ativa
Você deve verificar também se a caixa é passiva ou ativa:
Caixa de som passiva
Não tem amplificador e a potência é limitada. E não precisa, em sua maioria, de alimentação externa para o seu funcionamento.
Caixa de som ativa
Precisa ser conectada a tomada, possui amplificador e a potência é maior. Tem botões para controlar o volume, grave e conexões USB e entrada para microfone, por exemplo. As caixas de som ativas são fisicamente maiores e mais indicadas para uso profissional, por isso são mais caras.
Caixa Dutada e Caixa Selada
Tem os formatos de caixas que influenciam diretamente na qualidade final do som transmitido.
Caixa dutada
A caixa dutada possui um duto para ecoar o som, ótimo para ambiente externo. É indicado para apresentação de sons graves. Perfeito para colocar no carro, abrir o porta mala e ouvir aquele som. É um modelo maior, por isso ocupa mais espaço.
Caixa selada
A caixa selada é menor que a caixa dutada e mais simples sem nenhum orifício que potencialize o som, reproduzindo um volume limitado, por isso não é indicado para ambientes externos. Mesmo com o volume sem grande potência, a qualidade é mantida sem distorções em sons graves, por exemplo.
Sistema de áudio
Outro detalhe que você deve verificar é o sistema de áudio, são 3 tipos:
Mono
Possui somente um sinal de áudio, você ouvirá o mesmo som em todas as caixas acústicas, sem distinção do som do cantor e dos instrumentos.
Estéreo (Stéreo)
Os sons são divididos em 2 caixas (direita e esquerda), ou seja, permite a reprodução de músicas mixadas ou de instrumentos diferentes em 2 canais.
Surround
Utiliza a tecnologia dolby stereo que possibilita a distribuição de sons em 3 ou mais caixas de som. Muito utilizada nas salas de cinema com a experiência de som em 360°, permite um som mais realista. As caixas devem ser posicionadas em diferentes pontos do ambiente.
