Do inglês Augmented Realitity (AR), Realidade Aumentada refere-se à sobreposição de uma imagem virtual em objetos do mundo real. Com isso, a AR cria uma ilusão de que o conteúdo holográfico é uma parte do mundo físico ao seu redor.
Existe game que ao apontar uma câmera de smartphone ou tablet para um ambiente físico, é possível ver objetos 3D adicionados ao mundo real. Portanto, tenha em mente que a AR utiliza o ambiente existente (o ambiente real) e adiciona informações nesse ambiente para criar um novo mundo artificial.
Realidade Aumentada x Realidade Virtual
Quando explicamos o que é Realidade Aumentada existe uma confusão com outra tecnologia: a Realidade Virtual (RV). Para esclarecer de uma vez por todas essa dúvida, destacamos a grande diferença entre elas:
- O princípio da Realidade Virtual é o de criar um ambiente totalmente artificial no qual a pessoa fica imersa e pode nele interagir. Em outras palavras: substitui a realidade.
- Já a Realidade Aumentada faz o que seu nome sugere: aumenta a realidade ao invés de substituí-la.
Então, observe que, ao contrário da Realidade Virtual, a AR baseia-se no ambiente real e apenas adiciona dados adicionais gerados por computador, como animação ou objetos tridimensionais.
Como funciona a Realidade Aumentada?
Você entendeu o que é Realidade Aumentada e como ela se difere da Realidade Virtual. Para compreender como é o funcionamento da tecnologia, grave isso: o objetivo da AR é trazer para o mundo real objetos gerados por computador e permitir interação em tempo real.
A fim de atingir esse objetivo, o primeiro passo é desenvolver um aplicativo de AR, algo que deve ser feito por uma empresa especializada no assunto. Com o app será possível capturar uma parte do ambiente por meio de uma câmera em um smartphone, tablet ou HMD (Head-mounted display, ou dispositivo colocado na cabeça).
Em seguida, o aplicativo de AR precisa identificar um ponto para sobrepor informações adicionais. É aí que ele digitaliza a parte capturada do ambiente. Uma vez determinado o ponto, a solução faz a sobreposição de uma mídia (vídeo, 3D, 2D, texto etc.) na parte capturada (imagem, objeto, face ou corpo).
