A principal
recomendação para evitar qualquer problema durante a pandemia do coronavírus é
ficar em casa, adotando o isolamento social. É claro que eventuais saídas são
necessárias, mas todos estão limitando isso ao máximo.
Mas o que dizer de quem precisa sair e ter algum contato com outras pessoas para trabalhar e ganhar seu sustento? Esse é o caso de milhões de profissionais que trabalham com veículos, o que inclui os motoristas de aplicativo e taxistas. Uma imagem que circula na internet diz que, durante a pandemia, eles são como a banda que continuava tocando enquanto o Titanic afundava. Ou seja, o isolamento social não é uma opção para quem depende disso para sobreviver.
Quais são os
cuidados que os taxistas e motoristas de aplicativo, como Uber e 99, devem
tomar durante esse período? Por outro lado, o que os passageiros devem fazer
para evitar ser contaminado com a Covid-19?
Os cuidados para os motoristas
A
preocupação com o que vai acontecer nos próximos meses é o principal assunto
entre motoristas de aplicativo e taxistas. Alguns relatam queda de 70% a 80% no
número de corridas, o que gera um rendimento que paga apenas suas despesas.
As
maiores empresas do ramo já anunciaram medidas para auxiliar esses
profissionais. A Uber vai prestar assistência financeira por 14 dias para
motoristas infectados ou sob suspeita, usando como base a média de rendimento
diário dos últimos seis meses. Além disso, a empresa oferece um reembolso de
até R$ 20 para a compra de álcool gel antisséptico ou outro item que auxilie na
higiene.
Já
a 99 está preparando um fundo de US$ 10 milhões para ajudar quem não puder
trabalhar por estar com a Covid-19, um projeto de desinfecção gratuita nos
carros (por enquanto apenas em São Paulo) e descontos no pagamento de carros
alugados.
Independentemente
disso, a maioria continua optando por trabalhar nesse período. Quais são as
medidas que podem tomar para se proteger?
1 – Mantenha o ambiente ventilado
É
comum o motorista perguntar se o passageiro quer ligar o ar-condicionado. Mas
isso deve ser evitado durante esse período. Especialistas em saúde, como os
infectologistas, recomendam manter o ambiente o mais ventilado possível. Mesmo
que o cliente reclame do calor, mostre a importância de manter as janelas
abertas.
2 – Tenha álcool em gel e máscaras
Ter
álcool em gel à disposição dos clientes é uma medida importante para proteger o
próprio motorista. Além disso, alguns tem disponibilizado máscaras de proteção
descartáveis (apesar de muitos clientes já entrarem no carro usando uma). Vale
lembrar que usar a máscara passou a ser recomendado em alguns
casos, mesmo que a pessoa não esteja contaminada.
Tudo
isso também ajuda a manter alguns clientes, que ficam mais tranquilos para
utilizar o serviço quando percebem os cuidados que o profissional toma.
3 – Evite corridas mais arriscadas
Se
o transporte de passageiros durante a pandemia do coronavírus é algo arriscado,
fazer isso em algumas áreas pode ser ainda pior. Se possível, evite pegar
passageiros em aeroportos, rodoviárias e especialmente hospitais. São nesses locais
que a chance de pegar alguém infectado aumenta.
4 – Higienize o carro entre as corridas
Dá
mais trabalho, mas higienizar o carro depois de cada corrida é muito importante
para proteger tanto a si mesmo, quanto seus clientes. Se concentre nas áreas de
maior contato, como as portas, cintos de segurança e maçanetas. Não se esqueça
das partes tocadas mais frequentemente por você mesmo, como volante, câmbio,
botões e outros.
Os cuidados para os passageiros
Os
cuidados que o passageiro deve tomar ao utilizar um táxi, Uber, 99 ou outros
serviços do tipo são parecidos com as precauções que o motorista deve ter. Se
possível, é melhor utilizar um transporte pessoal do que esses serviços ou o
transporte público.
Mesmo
assim, se for necessário entrar em um veículo usado por muitas pessoas, veja as
principais precauções que você deve tomar:
1 – Controle suas mãos
A
contaminação pelo coronavírus acontece por meio de gotículas no ar e também
pelo contato com áreas contaminadas. Por isso, evite ao máximo tocar
desnecessariamente em qualquer área do carro, bem como levar as mãos ao rosto
durante o trajeto. Assim que descer, lave as mãos o mais rápido possível.
2 – Peça ao motorista que os vidros fiquem abertos
Como
citamos acima, a grande maioria dos motoristas já entenderam a importância de
manter os vidros abertos. Mas, caso você entre em um carro com os vidros
fechados e o ar-condicionado ligado, peça que o motorista abaixe os vidros. De
qualquer maneira, você é o cliente e a preferência é sua.
3 – Não seja tagarela
Você
é do tipo que gosta de conversar com o motorista ou prefere ficar quieto? Nessa
época, mesmo que você seja bem sociável, evite conversas desnecessárias. É
claro que isso não significa ser antissocial ou mal-educado, mas falar muito
aumenta o risco de contaminação por gotículas no ar. Aproveite o tempo para
organizar seus pensamentos, e isso vai proteger você e o motorista.
4 – Evite viagens compartilhadas
A
Uber já suspendeu a opção de viagens compartilhadas durante a pandemia do
coronavírus, mas pode ser que outros aplicativos ainda permitam essa
modalidade. Nem é preciso dizer como compartilhar um veículo com outras pessoas
aumenta o risco de contágio da doença, por isso fuja dessa economia!
Conclusão
Com os cuidados necessários, é possível se locomover em situações que exigem isso. Lembre-se sempre de que essas medidas vão proteger você e todos à sua volta.
