O carro automático é equipado com um conversor de torque. “A função deste conversor é transmitir a força do motor ao sistema de transmissão e às rodas.
Sendo assim, a mudança das marchas ocorre de acordo com a velocidade do veículo e da rotação imposta ao motor, dispensando o acionamento manual da alavanca”.
Isso quer dizer que o carro automático dispensa o pedal da embreagem, dispondo apenas acelerador e freio.
Isso quer dizer que o carro automático dispensa o pedal da embreagem, dispondo apenas acelerador e freio.
O pé esquerdo, que comandava a embreagem fica livre, mas não é uma boa ideia tentar usá-lo para comandar o freio.
Porque este pé antes acostumado a pisar fundo no pedal de embreagem, ele pode provocar acidentes e freadas bruscas. Por isso, é melhor deixa-lo isolado e descansando.
POSIÇÃO DO CÂMBIO:
A pessoa que dirigir um carro automático pela primeira vez pode estranhar a posição do câmbio. Em vez de estarem dispostas em H, as marchas ficam alinhadas e os números de 1 a 5 dão lugar a letras.
“No carro manual, a troca de marchas é realizada manualmente através da alavanca de câmbio, já no automático, a mudança acontece automaticamente conforme se acelera ou freia o veículo”, explica o consultor técnico Antônio Cesar Costa, da Oficina Brasil.
DISPOSIÇÃO DAS MARCHAS:
O carro automático é dotado de: · P = Parking (estacionado) Posição utilizada quando o veículo estiver totalmente parado.
· R = Ré Posição utilizada para mover veículo em manobras para trás.
· N = Neutro Funciona como o ponto morto e pode ser utilizada quando for necessário movimentar o veículo com motor desligado em pequenas distâncias.
· D = Drive (dirigir) Utilizada para andar com o veículo. É nessa posição que as trocas automáticas acontecem.
· 4 – 3 – 2 – 1 (L) Essas posições costumam variar de carro para carro, por isso, é importante consultar o manual antes de sair dirigindo por aí.
Elas permitem o bloqueio das marchas e que podem ser utilizadas em situações extremas (aclive, por exemplo) quando o veículo tende a trocar de marcha várias vezes automaticamente.
Nessa condição o motorista pode limitar a troca até uma determinada marcha.
DISPOSIÇÃO DAS MARCHAS:
CONHECENDO
OS COMANDO DO CARRO AUTOMÁTICO:
P- PARKING (estacionamento)
– posição que deve ser utilizada quando o carro está estacionado. O câmbio trava as rodas, o carro não se movimenta, mesmo que o motor esteja em funcionamento.
N – NEUTRO (ponto morto)
– as rodas não ficam travadas, mas o carro não obedece ao comando de aceleração. Na posição N, o carro se movimenta, seguindo a inclinação ou força do impulso, exigindo que o condutor use o freio com o pé ou freio de mão.
D – DRIVE
– A posição que exige maior atenção, porque quando a alavanca está em D o veículo já se movimenta para frente, mesmo antes do motorista acelerar.
Para iniciar o movimento, com a alavanca em D, é preciso estar com o pé no pedal do freio e controlar a movimentação.
R – REVERSE (Ré)
– sempre com o pé no pedal do freio e o carro parado, se coloca a alavanca no R para manobrar para trás. Com a alavanca em R o carro se movimenta mesmo que o motorista não acelere.
4 – 3 – 2 – 1 (L):
– posições que permitem o bloqueio das marchas. Em situações em que o veículo troca várias vezes de uma marcha para outra, essa posição é utilizada para bloquear a troca de marchas.
1 e 2: essas posições são utilizadas nos câmbios totalmente automáticos quando é necessário utilizar a força do motor, para uma subida íngreme, por exemplo. Se a alavanca estiver na posição 1, ele não mudará de marcha mesmo que você aumente muito a rotação acelerando.
Na posição 2, o câmbio ficará sem ir para terceira marcha. Esta posição é muito utilizada como freio motor em descidas de serra, pois o motorista consegue segurar um pouco o veículo sem ter que pressionar o freio constantemente, evitando o superaquecimento dos discos e das pastilhas do freio.
CUIDADO, EVITE ERROS:
Por ser um carro automático, os comandos são bem simples, entretanto, é preciso atenção, porque muitos acidentes acontecem porque os que se entusiasmam com a praticidade em dirigir, acabam por negligenciar a segurança.
É preciso muita atenção com as posições da alavanca, porque tudo depende de selecionar a opção certa.
Para isso existe o indicador de posição da alavanca luminoso no painel, que deve servir para confirmar se a alavanca foi corretamente colocada na posição escolhida.
Em alguns modelos automáticos, os câmbios não têm engates precisos, o que pode confundir o motorista.
Por exemplo, a posição N (Neutro) pode ser confundida com a posição D (Drive) e o motorista acelera, mas o carro não anda.
Se estiver em declive, o carro na posição N pode se movimentar no sentido da inclinação do piso.
O contrário também acontece, o carro está engatado no D ou R e o motorista acreditar que está no N, provocando o movimento incontrolado.
Antes de pisar no acelerador, verifique a posição da alavanca e confira no visor luminoso a posição correta.
Antes de abrir a porta e sair do veículo, verifique se o carro está engatado na posição P (Parking).
Em alguns modelos automáticos, a chave não sai do contato se a posição P não estiver selecionada.
Os mais modernos têm essa posição selecionada automaticamente, mas é preciso sempre conferir.
Outro cuidado é ao abrir a porta para um passageiro descer, sempre verificando se o carro não está engatado.
E MAIS:
– Não rode com o câmbio na posição N. Essa não é a opção para economizar combustível ou freio ou câmbio. Na posição N o óleo do câmbio não circula para lubrificação, o que pode danificar o câmbio, que é a parte mais sensível e cara do veículo. Além de não ser uma opção segura, porque o carro fica solto.
– A alavanca só pode ser mudada para D (Drive) ou R (Ré) com o carro parado. Nunca engate a ré com o veículo em movimento. Pare totalmente o carro, aperte o botão de travamento ou passe pelo ponto N e só então coloque no “R”. Também não engate o “P” com o carro ainda em movimento, pois isso pode prejudicar a durabilidade do sistema de transmissão.
– Na descida, não use D nem N, já que na primeira o carro pode ganhar muita velocidade e no N o câmbio fica sem lubrificação. Além disso, os freios são forçados. O ideal é usar a posição 2 ou 3, que acionam o freio do motor.
