DICAS DE MANUTENÇÃO PARA O CARRO



É importante que você tenha conhecimento sobre o prazo que os principais itens do seu carro precisam ser verificados

Seus cuidados com a manutenção do carro contribui com a segurança no dia a dia.

Para a maioria dos motoristas manutenção é um assunto meio chato. Mas é uma questão que não pode deixar de lado para não correr o risco de ficar a pé na rua. Portanto, confira os principais itens na manutenção que precisam estar em dias.

1. Óleo do motor

Fazer a troca de óleo no período indicado é a melhor maneira de contribuir para o bom funcionamento de seu carro, prefira óleos sintéticos que duram aproximadamente 10 mil quilômetros, não misture óleos sintéticos com óleos minerais, isso poderá danificar o seu motor, o importante é verificar a próxima troca e não ultrapassar o tempo determinado.

Retire a vareta do óleo e limpe-a para poder medir corretamente o nível do óleo. Faça isso usando um papel ou pano. Em seguida, basta inserí-la novamente. Ao retirá-la: a marca do óleo deve estar entre as marcas “Mín” e “Máx” da vareta.

2. Água do radiador

Assim como o nível do óleo do motor, deve ser vista toda semana. Com o motor frio e o veículo nivelado, a água deve estar entre o “Mín” e o “Máx” indicados no reservatório. 

É muito importante que o líquido de arrefecimento tenha a proporção correta de aditivo de boa qualidade, e não apenas água pura.

3. Freios

Faça a manutenção no sistema de freio de seu carro, pastilhas, regulagens e troca de fluídos são recomendadas pelo menos uma vez ao ano, em veículos que possuem ABS a atenção deve ser redobrada, qualquer barulhinho diferente, vá até o mecânico e peça para verificar.

4. Pneus

Os pneus também merecem uma atenção na manutenção do carro, a cada 10 mil quilômetros faça uma revisão, o balanceamento, alinhamento e mesmo a troca deles é recomendada, não se esqueça de checar os itens de suspensão.

5.Filtros

Quanto aos filtros de ar deve-se fazer uma limpeza com ar comprimido a cada 7.000 km e trocá-los quando estiverem prejudicando a vazão do ar para dentro do motor. 

Os de combustível são trocados normalmente a cada 10.000 kms. E os de óleo alternadamente entre as trocas de óleo do motor.

6. Suspensão

Um dos principais componentes são os amortecedores e molas. Os primeiros costumam durar em torno de 30.000 kms, mas podem não aguentar tudo isso se o carro sempre passa por valetas ou muitos buracos. 

Molas com elos desgastados provavelmente precisa serem trocadas. Também vale verificar folgas, trincas e quebras em juntas dos braços e barras da suspensão.

7. Óleo do câmbio

Geralmente os carros contam com caixas de câmbios imantadas e não querem troca de óleo. Em outros, o lubrificante deve ser verificado a cada 30 mil quilômetros. 

Vazamentos são indicações de que o carro precisa de reparos. Para os carros de câmbio automático, é importante a troca de óleo e de filtro conforme indicação do fabricante. 

8. Bateria

A cada 3 meses, convém confirmar se o nível de água da bateria está bom. Se conseguir ver a água no fundo do tubo que usa para encher, então o nível está bom. Se não conseguir ver, use água destilada para encher. Água que não seja destilada só vai fazer mal à bateria.
Limpe os terminais da bateria, Ligue o motor com frequência, mesmo que não for usar o carro, após longas viagens, pode ser que você deixa seu carro parado na garagem. 
Em casos como estes, ligue o carro uma vez por semana e deixe seu motor funcionando por 5 minutos. A duração da bateria depende deste procedimento.
Conduza de vez em quando, parte da manutenção da bateria do carro é, em parte, conduzir. Ao conduzir estamos a recarregar a bateria sem o sabermos. Conduza pelo menos duas vezes por semana durante alguns minutos, e aprecie o passeio.
Tenha sempre um auxiliar de partida no carro, às vezes, mesmo com todos cuidados possíveis, a bateria pode acabar. Faz parte. Mas se você tiver um auxiliar de partida no seu carro, fica mais fácil de fazer seu carro funcionar novamente. 
O auxiliar de partida é um aparelho responsável pela recarga da bateria que dispensa a famosa “chupeta”, até porque nem sempre podemos contar com a boa vontade alheia (ou com uma bateria extra disponível). 
Através de um cabo específico para o procedimento, você liga os polos da bateria “arriada” e pronto, seu carro está de volta na pista.
A bateria do veículo também merece sua atenção. É fundamental que se inclua a bateria no checklist de revisão a cada 06 meses. Munidos de conhecimento técnico e equipamentos adequados.

9. Parte elétrica

Também merece uma atenção extra, marque pelo menos uma vez ao ano um check up para realizar a manutenção preventiva do alternador, bateria, luzes, ventilação e vidros. A parte elétrica é de suma importância para o veículo, sem ela o carro nem sairá da garagem

10.Palheta ou limpa vidros

Outro item que merece atenção são as palhetas ou limpa vidros, se não usadas frequentemente poderão ressecar e muitas vezes riscar o vidro, o custo para comprar um novo conjunto é baixo, prefira palhetas da marca de seu automóvel.