Quando ela volta com a temperatura quente ao radiador o qual recebe os ventos, seja pelo movimento do carro, ou pela (ventoinha), a água se resfria nele.
O radiador geralmente fica bem na parte frontal do veículo, por onde o ar é ventilado quando o veículo está em movimento.
Existe uma grande ventoinha que liga automaticamente quando é necessário passar mais ar pelo radiador.
O principal componente do sistema de “esfriamento” do carro é o líquido de arrefecimento, que em geral é água, com ou sem algum aditivo.
Mas para que serve o aditivo do radiador?
A função deste aditivo é aumentar o ponto de ebulição da água para que ela não ferva ao chegar a 100 graus. Os motores muitas vezes trabalham melhor em temperaturas maiores que 100 graus e isto faria a água evaporar.
Os bons aditivos tem também detergentes que limpam as partes internas do motor. Ao retirar a sujeira podem aparecer vazamentos que antes estavam tampados pelas impurezas. Alguns dos casos em que é necessário trocar a água do radiador e o aditivo são:
- Água do radiador fervendo : talvez um bom aditivo resolva, mas é melhor levar a um mecânico para conferir.
- Água do radiador baixando : podem existir vazamentos em mangueiras ou em outras partes do sistema. O sistema é hermeticamente fechado e isto não deveria ocorrer. Leve o carro ao mecânico para conferir.
- Água escura ou muito suja : os aditivos lavam a parte interna do sistema e devem ser trocados para tirar a sujeira de vez em quando.
Cuidados ao completar a água do radiador:
- Espere o carro esfriar antes de abrir a tampa ou você poderá sofrer algum acidente
- Com o carro frio, abra a tampa lentamente para aliviar a pressão interna.

