TEM QUE POR ADITIVO NA ÁGUA DO RADIADOR?

A água que passa pela radiador sai percorrendo partes do motor, retirando calor. 
Quando ela volta com a temperatura quente ao radiador o qual recebe os ventos, seja pelo movimento do carro, ou pela (ventoinha), a água se resfria nele. 


O radiador geralmente fica bem na parte frontal do veículo, por onde o ar é ventilado quando o veículo está em movimento. 
Existe uma grande ventoinha que liga automaticamente quando é necessário passar mais ar pelo radiador.

O principal componente do sistema de “esfriamento” do carro é o líquido de arrefecimento, que em geral é água, com ou sem algum aditivo.
Mas para que serve o aditivo do radiador? 
A função deste aditivo é aumentar o ponto de ebulição da água para que ela não ferva ao chegar a 100 graus. Os motores muitas vezes trabalham melhor em temperaturas maiores que 100 graus e isto faria a água evaporar.
Os bons aditivos tem também detergentes que limpam as partes internas do motor. Ao retirar a sujeira podem aparecer vazamentos que antes estavam tampados pelas impurezas. Alguns dos casos em que é necessário trocar a água do radiador e o aditivo são:
  • Água do radiador fervendo : talvez um bom aditivo resolva, mas é melhor levar a um mecânico para conferir.
  • Água do radiador baixando : podem existir vazamentos em mangueiras ou em outras partes do sistema. O sistema é hermeticamente fechado e isto não deveria ocorrer. Leve o carro ao mecânico para conferir.
  • Água escura ou muito suja : os aditivos lavam a parte interna do sistema e devem ser trocados para tirar a sujeira de vez em quando.

Cuidados ao completar a água do radiador:
  • Espere o carro esfriar antes de abrir a tampa ou você poderá sofrer algum acidente
  • Com o carro frio, abra a tampa lentamente para aliviar a pressão interna.