O café é liquido predileto da maioria dos brasileiros, e para muitos, é o segredo para começar a fazer suas atividades com disposição.
Mesmo beneficiando à saúde, o consumo do café deve ser sempre moderado, pois seu ingrediente ativo e a cafeína, pode causar um certo vício, como também estimula o sistema nervoso, causando um breve estado de alerta. Por isso, dizem de que o café espanta o sono. Mas se tomado em grandes quantidades – ou muito forte – ele pode trazer insônia, aceleramento nos batimentos cardíacos, aumento de osteoporose, entre outros sintomas.
O responsável por esses efeitos é a cafeína, que atua no sistema nervoso central, melhorando o desempenho cognitivo aumentando a agilidade e atenção, reduzindo a fadiga. Diversas pesquisas foram realizadas em indivíduos, entre elas a Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos em 2014, teve como participantes que não consumiam cafeína regularmente. O resultado foi que os indivíduos que tomaram a pílula de cafeína se saíram melhor em testes de memória. Validando a informação de que cafeína realmente é uma droga estimulante que ajuda a melhorar o processo mental, ajudando na velocidade de reação e a capacidade de assimilar uma nova informação.
E para o benefício do organismo, qual a dose de café que podemos ingerir?
Em doses entre 85 a 250mg de cafeína é o suficiente para se obter resultados, dando sensação de bem-estar, melhoria de atenção e pensamento. Em doses elevadas, acima de 250mg, podem surgir efeitos de nervosismo, insônia, inquietação, tremores e até mesmo causar convulsões, delírios e aumento da frequência cardíaca. Por isso, consuma o pretinho com moderação.
